terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO CORPORATIVA E DESEMPENHO OCUPACIONAL: HÁ ALGUMA RELAÇÃO?

ESTE ARTIGO FOI SUGERIDO PELO PROFESSOR JEAN CAVALEIRO, COMO UM PRIMEIRO TEMA RELACIONANDO SUA DISCIPLINA A UM TEMA QUE PODE SER USADO EM ALGUMA  PERGUNTA DO ENADE. LEIA PRIMEIRAMENTE O RESUMO, AS PALAVRAS-CHAVE, DEPOIS ACESSE O LINK PARA FAZER UMA LEITURA COMPLETA DO TEXTO. AO TERMINAR, COMENTE SOBRE OS PONTOS MAIS RELEVANTES DO ARTIGO.



EDUCAÇÃO CORPORATIVA E DESEMPENHO OCUPACIONAL: HÁ ALGUMA RELAÇÃO?




ALEXANDRE MAGNO DIAS SILVINO
Professor do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Assistência e Cooperação Técnica - DF, Brasil

JULIANA BARREIROS PORTO
Professora do Curso de Administração da Universidade de Brasília - DF, Brasil

RONALDO PILATI 
Professor do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de Brasília - DF, Brasil








Resumo


O principal objetivo deste estudo foi testar um modelo de predição dos efeitos de ações educacionais sobre os indicadores de desempenho no trabalho. Para tanto, uma amostra de 121 egressos de um programa de pós-graduação stricto sensu de uma organização pública brasileira responderam a questionários psicometricamente validados. Os resultados da análise de trajetória indicaram que variáveis do contexto pós-capacitação (Estratégia de aplicação e Suporte à transferência) são preditores diretos de indicadores de comportamento no cargo (Transferência, Domínio e Impacto) e que os indicadores de comportamento no cargo são preditores dos indicadores de desempenho. Conclui-se que as ações educacionais têm efeito positivo sobre o desempenho no trabalho de egressos de programas de pós-graduação, o que evidencia a importância da educação corporativa para o desempenho produtivo nas organizações.


Palavras-Chave:


Avaliação de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), impacto do treinamento, desempenho ocupacional, análise de trajetórias, modelos de avaliação de TD&E.


ACESSE O TEXTO EM VERSÃO INTEGRAL:





Nenhum comentário:

Postar um comentário