terça-feira, 15 de março de 2011

1 bilhão de pessoas devem ficar às escuras

ATIVIDADE SUGERIDA PELO PROFESSOR WILSON FARIAS


Leia atentamente a notícia a seguir e discuta com seus colegas sobre a relevância deste tema para sua vida pessoal e profissional. De que maneira as ações ambientais podem mudar nosso cotidiano?



1 bilhão de pessoas devem ficar às escuras



No próximo dia 26 de março, pessoas do mundo inteiro vão ficar às escuras em protesto contra o aquecimento global e as mudanças climáticas durante a Hora do Planeta, ação promovida pela Rede WWF (Fundo Mundial pela Natureza, sigla em Inglês).

O ato simbólico conta com a participação de governos, empresas e voluntários de mais de 117 países. Casas, escritórios, empresas e monumentos famosos como o Cristo Redentor, a torre Eiffel e as pirâmides do Egito apagarão suas luzes das 20h30 às 21h30, na hora local de cada país.
Em sua quinta edição, a organização estima que mais de 1 bilhão de pessoas participem da manifestação em todo o mundo.

O movimento nasceu em Sydney em 2007, quando 2,2 milhões de pessoas permaneceram por 60 minutos no escuro para sensibilizar a opinião pública sobre o consumo excessivo de eletricidade e a poluição de dióxido de carbono. No ano seguinte, ganhou dimensão internacional.

O Brasil participou pela primeira vem em 2009. No ano passado, 98 cidades e 20 estados, além de empresas como a Telefônica, o Banco do Brasil e o Grupo Pão de Açúcar aderiram à iniciativa.
A novidade deste ano é a criação da plataforma "60+", que pretende envolver pessoas em iniciativas que ocorrem em várias partes do mundo, fortalecendo as ações coletivas no combate ao aquecimento global em longo prazo.

A ação no Brasi terá como foco a reciclagem. Segundo a WWF, a ideia é esclarecer e influenciar os brasileiros sobre a importância da separação e reciclagem de resíduos sólidos, com envolvimento de governos, empresas e cidadãos. A plataforma está disponível em português no site www.earthhour.org/beyondthehour .


80 comentários:

  1. Profº Wilson

    E um tema muito importante, pois as consequencias das mudanças climaticas estão sendo sofridas todos os dias, por exemplo:
    Fortes chuvas na região sudeste, aumento do calor na região Sul, por consequencia tem alterado nossa rotina agricola, gerando grande falta de produtos e prejuizos na economia.
    Como e possivel uma Megalopole como São paulo, não resistir a uma forte chuva, e a cidade simplesmente parar por horas.O dinheiro que a prefeitura gasta fazendo limpeza depois da tragédia, acredito que sairia muito mais barato se fizesse um trabalho de limpeza antecipada e uma forte campanha nos meios de comunicação sobre a responsabilidade de não jogar lixo em qualquer lugar.
    E verdade sim que a situação climatica esta mudando no mundo inteiro em uma velocidade muito alta, porém a nossa cultura continua mudando muito devagar.

    ResponderExcluir
  2. Vários pontos positivos para esta ação.Mas além disso, esta paralização pode-se dizer que realmente é para chamar a atenção sobre algo que a muito tempo já estamos ouvindo falar e que muito pouco se faz para direcionar e influenciar os brasileiros sobre a importância da separação e reciclagem de resíduos sólidos.Tais práticas já deveriam ter sido aplicadas como disciplinas nas escolas públicas, onde há maior carência de informação.Muitos pais aprenderiam com o conhecimento dos filho, com isso as novas gerações já adotariam a atitude de preservação do meio ambiente em sua rotina diária,bem como a necessidade de comer,escovar os dentes ,tomar banho,etc.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Ainda tem muita gente que não se importa com a situação do mundo em que vivemos. Esse apagão é uma forma de chamar a atenção dos seres humanos para o meio ambiente; mas poucos se importam. A reciclagem hoje no mundo em que vivemos é muito importante, se todos fizesse um ppuco já ajudaria a diminuir enchentes por exemplo, ou até riscos de contaminações. Na minha casa fazemos separação de lixo, (orgânicos, plásticos, vidros e alumínio) não custa nada e ainda ajuda nossa planeta. Essas tragédias que aconteceram recentemente como enchentes, desabamentos e até o tsunami, na minha opinião.... É a furia da natureza.

    ResponderExcluir
  5. Carlos Henrique Santos Martins (1º TGF)17 de março de 2011 às 09:50

    Bom, iniciativa interessante.O fato de vários países aderirem ao manifesto,nos faz perceber o quanto é importante.Mas me surpreende,porque os mesmos países que participam,alguns deles,são recordistas em poliução e descaso à natureza.
    Espero que o mundo desperte de uma vez e compreenda as proporções desse problema.

    ResponderExcluir
  6. Rubens L. Garcia - 1º TGF17 de março de 2011 às 12:31

    Realmente a Ação de conscientização promovida pela Rede WWF em sua 5ª edição preocupada com a atual situação de nosso planeta com respeito ao aquecimento global e as mudanças climáticas, estão diretamente ligada à ação do homem na natureza.
    Percebemos nos dias atuais a reação da natureza através das enchentes que ocorrem em nosso Estado e demais Estados da Federação, e o que está ocorrendo em âmbito mundial como exemplo longos períodos de estiagem, excesso de neve como ocorrido há pouco nos USA, pela matéria em nosso país estaremos participando com foco na reciclagem, uma ação simples, porém pouco exercitada pela grande maioria da população. Um gesto simples como a coleta seletiva em nossos lares torna-se um grande problema, pois a maioria das empresas coletoras de resíduos não estão preparada, para fazer a coleta. Existem algumas cooperativas para realizarem a coleta, mas a demanda é muito grande e as mesmas não conseguem coletar tudo o que é selecionado e acabam sendo recolhidos pela coleta comum do dia-a-dia. Portanto no próximo dia 26 de março vamos colaborar com esta Ação, participando com o mínimo que seja quer seja começando a fazer a coleta seletiva em nossos lares ou ficando as escuras por uma hora no período das 20h30min às 21h30min. Participem!!!

    ResponderExcluir
  7. Karina Pezzuol Ramos21 de março de 2011 às 09:50

    A Hora do Planeta é a maior ação voluntária contra o aquecimento global da nossa história e essa conscientização promovida pela Rede WWF nos mostra que exitem pessoas realmente preocupadas com essa situação gravissíma. Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes naturais e as mudanças que estão ocorrendo, com grande frequência, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. Essa iniciativa vem reforçar os modelos estabelecidos, nos quais prevêem que tanto os ecossistemas naturais como as comunidades humanas mais dependentes do clima venham a ser fortemente pressionados e postos em perigo. É lamentável tudo isso, acredito que essa iniciativa irá melhorar e muito a situação do mundo.

    ResponderExcluir
  8. Olga P. de Albuquerque Araújo21 de março de 2011 às 19:44

    A iniciativa da Australia serviu de incentivo para a população mundial, percebesse o mal que estava fazendo para o planeta. Essa é apenas uma das atitudes que deveriam ser tomadas para diminuir o impacto no planeta. A melhor forma de ajudar é educar a população e ensinar por exemplo a fezer a coleta seletiva do lixo. As pessoas deveriam ajudar o planeta todos os dias, não apenas uma vez por ano.

    ResponderExcluir
  9. Uma ótima iniciativa . Como é bom conscientizar as pessoas sobre a reciclagem e a importância que isto impacta em nossas vidas . Também é satisfatório saber que grandes empresas apoiam está iniciativa .O aquecimento já nos traz grandes consequências trágicas , um ponto de reflexão por parte do homem , refletir o quanto é importante reciclar hoje para sobreviver amanha

    ResponderExcluir
  10. Pauline Cândido de Mello 5º ADM. A23 de março de 2011 às 08:55

    Ótima maneira para alertar o mundo, estas iniciativas trazem conhecimento a população desenformada.
    Nas ultimas décadas as questões relacionadas ao clima ganham repercussão internacional, pois todo o planeta enfrenta problemas relacionados à secas, tempestades, furacões,apagão etc.
    Hoje são muitas as idéias e os projetos sendo desenvolvidos para tentarmos reverter, ou simplesmente amenizar, os estragos que nós mesmos provocamos em nosso planeta.
    Com relação ao Brasil e a reciclagem, precisamos das iniciativas do governo, e mais a conscientização da população. A ideias que deve estar bem clara para a população e que devemos reutilizar o lixo descartado para transformá-lo em novos produtos.
    Um gesto simples como este pode salvar muitas vidas futuras, faça a sua parte.

    ResponderExcluir
  11. Dayane Hipolito

    Um ótimo assunto para se comentar, é extrema importância a conscientização dos seres humanos sobre a reciclagem, exitem pessoas preocupada com o assunto e outras que desconheçe.
    O mundo está com mudanças muito rápidas com efeitos devastadores e precisamos ajudar nosso planeta.Este apagão pode alertar muitas pessoas à perceber que o meio ambiente grita socorro.
    Se todo Mundo ajudar o mundo em si vai melhorar, só depende de Você.

    ResponderExcluir
  12. Daiana Brasil RGM 5208 1º TGF25 de março de 2011 às 06:56

    Realmente a hora do planeta é uma ação muito importante de conscientização em relação ao meio ambiente, na minha opinião todos deveria participar, tantos os paises que ainda não fazem parte, como todas as pessoas que estão nos paises que abraçaram a idéia.
    Precisamos de ações como essas para mostrar a importacia de cuidarmos do meio ambiente, pois cada dia que passa podemos ver através das catastrofes naturais o quanto precisamos ficar em alerta para esse cuidado.
    Temos que ter a certeza que podemos ter um mundo melhor, mas também temos que trabalhar para ter pessoas melhores para esse mundo.

    ResponderExcluir
  13. É muito legal esta iniciativa. Isso prova que a geração atual está preocupada com a preservação do meio ambiente e vem em busca de melhorias contínuas para a renovação do planeta, do nosso mundo, do mundo em que vivemos. O Brasil vem participando com a coleta seletiva e reciclagem de resíduos. A empresa onde trabalho é certificada na ISO 14001 e com ela aprendi muito sobre a preservãção do meio ambiente.É uma pena que nem todos estão ainda concientizados. O que se vê são matas sendo derrubadas, pessoas que jogam lixo nas ruas, nos rios, nas praias. E a natureza se vinga, trazendo enchentes, secas, aumento da temperatura.

    ResponderExcluir
  14. adão donizete 5 adm a rgm 3602

    Esta ação que estes idealistas estão fazendo é pra chamar a atenção da população das empresas e governantes,muitos não se importão com o meio ambiente em vez de economizar esbanjão energia, esta ação de apagar as luzes por 1hr é ruim imaginem se houver sobre carga nas hidre eletricas e acontecer apagões excessivos igual a alguns anos atraz, seria muio pior, por isso pessoal vamos aderir a este apelo e economizarmos energia, um simples gesto ja é o bastante subindo escadas em vez de elevadores apagando as luzes em excesso não dormindo com a tv ligada, vc fazendo a tua parte ja é o bastante.

    ResponderExcluir
  15. Everton Bruneti, 3º TGF26 de março de 2011 às 20:18

    Em primeiro lugar, falar do meio ambiente é um assunto que precisa estar em alta, não só em momentos no qual o mundo passa por problemas climaticos que acarretam catastrofes lastimáveis, mas sim em todos os momentos da vida de uma pessoa, desde seu ensino primário, o ser humano ja deve ser ambientalmente educado, para aprender a cuidar do seu patrimonio natural, ou seja o meio ambiente e zelar por ele. Por isso, acredito que uma só hora dedicada ao meio ambiente e aos prejuizos que podem acarretar devido ao descuido do mesmo, é pouco, pode até servir de iniciativa, e como um alerta, mas infelizmente não vai fazer com que as pessoas simplesmente se conscientizem de uma hora para outra. O que realmente resolveria o problema, seria a implantação de uma educação ambiental, para conscientizar as pessoas, começando por medidas simples e de baixo custo financeiro, como a implantação da coleta seletiva, até que se chegue ao tão sonhado objetivo de ter um meio ambiente equilibrado e livre de ameaças ao bem-comum da sociedade.

    ResponderExcluir
  16. Nós seres humanos precisamos mesmo adquirir estes hábitos quando se trata do nosso planeta.
    Existem milhares de maneiras de cuidar e preservar o que é de todos.
    A ação esclarece, influencia e alerta os brasileiros sobre as mudanças climáticas.No entanto, é vergonhoso reconhecer que muitos ainda não dão a mínima para estes tipos de ações, prejudicando a educação dos filhos, pois se não adquirirem o hábito agora, os filhos seguirão da mesma maneira, sem se importarem com o mundo em que vivem.

    ResponderExcluir
  17. Acredito que uma hora seja pouco, mas para critério de conscientização seja um grande passo a ser dado. Esse é um assunto a ser debatido em salas de aula desde a infância para que as crianças cresçam tendo consciência dos problemas que nos afetam hoje e possam ajudar a conscientizar os que não se preocupam com o meio ambiente. Boas maneiras que podem ser ensinadas em casa, como, fazer coleta seletiva, economizar água, energia. Não poluir o solo, o ar e mananciais já é começo para não sofrermos com a escassez de recursos no futuro. Pois já temos muitos fenômenos da natureza resultantes desses maus tratos com o nosso planeta.

    ResponderExcluir
  18. GISELLE DOMINGUES - 5ºADM A

    A hora do planeta é uma ação realmente muito eficaz para chamar a atenção do mundo. Afinal o planeta está gritando socorro porém existem pessoas que ainda não se ligaram que a situação está piorando a cada dia.
    É preciso intensificar o trabalho de conscientização das pessoas com relação a assuntos como economia da água e reciclagem do lixo.
    Principalmente no Brasil onde o assunto ainda não circula em todas as classes. Enquanto cada um de nós não tratarmos o assunto com extrema relevância, a situação tende a piorar.
    Intensificar o trabalho de conscientização é o caminho mais fácil para tentar amenizar os problemas que nós mesmos causamos durante todos esses anos.
    O foco na reciclagem já é um bom começo, se cada um começar a se preocupar em separar o lixo produzido em suas casas já será de grande ajuda.
    O caminho é esse, pequenas ações adotadas por cada cidadão que quando somadas trarão benefícios a todos.
    E sem dúvida o planeta agradece.

    ResponderExcluir
  19. Karen Yuri Mogui 1ºTGF28 de março de 2011 às 10:23

    Achei a ação a hora do planeta uma ótima iniciativa, é de extrema importância concientizar as pessoas sobre o aquecimento global e a reciclagem.
    Na verdade se cada um de nós fazer a sua parte já vai estar ajundando muito ao meio ambiente,por exemplo: ecomomizando água, quando for lavar o quintal não vamos deixar a mangueira ligada gastanto àgua, às vezes deixamos a luz do quarto acesa,a da cozinha,da sala ,a tv ligada e o computador também,muitas vezes sem necessidade,por isso que temos que ver a nossa postura,será que eu estou coloraborando com algo?
    Sobre a reciclagem não é difícil separar orgânicos,plàsticos,vidros,papel,pelo contrário é muito fácil,basta ter conciência e um pouco de comprometimento,sabendo que através da minha postura estou ajundando o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  20. A ação promovida pela Rede WWF, realmente é muito importante para nossa vida pessoal, profissional e claro para nosso planeta.
    Todos os dias nos deparamos com as diversas reações da natureza no mundo, é preocupante a situação atual de nosso planeta, não podemos ficar de braços cruzados assistindo a todos esses desastres naturais que vem ocorrendo. Apesar de ser uma grande iniciativa, é necessário a educação e a concientização da população, de como cada ser humano deve agir todos os dias, pois nosso planeta pede socorro e com a frequência dessas ações teremos um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  21. Adamilton de J. Lauredo 1ºTGF

    Acredito que toda iniciativa que venha contribuir para melhoria de vida em nosso planeta é válido, pois não se consegue nada sozinho, a maior prova disso iniciou-se em 2007 na Austrália, e hoje abrange mais de 100 países. Existe atualmente inúmeras ONG´s que desenvolvem diversos trabalhos em prol do meio ambiente. Parabéns à Rede WWF por mais esse trabalho que vem trazendo inúmeros adeptos a cada ano que se passa.

    ResponderExcluir
  22. Wellington 5° ADM A

    A proveitando a nova tendencia mundia " A sustentabilidade" A Rede WWF, aproveita para divulgar concientização, e promover essa idéia, empresas Brasileiras aderiram a essa ideia mais com qual intenção?, se enquadrar no que o público alvo acha certo e garantir uma imagem saúdevel perante a nova tendencia ou por simples e espontânea vontade.
    O assunto divulgado pelo blog realmente é de suma importância para nossas vidas e as futuras gerações, já que sem uma forma de consumo sustentavel enfretaremos uma grande excassez. A concientização começou por parte das pessoas e empresas do mundo inteiro aderem cada vez mais a idéia para se manterem no mercado.

    ResponderExcluir
  23. Erica Alves Carvalho RGM(3544) 5°ADM A28 de março de 2011 às 20:43

    É de suma importancia essa iniciativa da Rede WWF, em conscientizar a população de que nosso planeta pede socorro,precisamos analisar nossas atitudes e poder enxergar o que podemos fazer para ajudar nesta questão de "Sustentabilidade", nossas ações corretas podem contribuir e muito para um mundo melhor.
    Acredito que o Brasil precisa se desenvolver mais na questao"Reciclagem", precisamos de ajudas dos governos e principalmente da conscientização da população, se todos fazerem a sua parte teremos um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante esse evento com o intuito de lutar contra o aquecimento global.É uma ótima maneira não convencional de conscientizar a sociedade.O objetivo vai além de economizar energia, também servirá para mostrar que existem pessoas preocupadas com a sustentabilidade e em manter o mundo equilibrado e saudável.

    ResponderExcluir
  25. Silvio Lima - 5º Adm. A29 de março de 2011 às 05:45

    Mundialmente falando, esta é uma iniciativa plausível! Pessoas com propósitos em ajudar ao próximo sempre, tem essas ideias e fazem de tudo para transformá-las em ação.
    Cabe às autoridades, abrirem os olhos para a realidade e adotarem políticas eficientes de preservação da vida; não só a vida humana, mas, a vida do planeta onde vivemos!
    Torço para que, não só uma vez por ano, mas, sempre que possível, todos se conscientizem em economizar e preservar as recursos naturais que o planeta "Terra" nos oferece.

    ResponderExcluir
  26. Denise Moreno RGM:3577 5º Adm-A29 de março de 2011 às 05:57

    Achei muito consciente essa ação em prol do meio ambiente da empresa WWF, traz cada vez mais países, estados, cidades para participar dessa luta intensa contra o aquecimento global. Se não fizermos nada agora, as futuras gerações é que vão sofrer mais ainda com toda essa poluição. Incentiva também o uso consciente da energia elétrica, não é a toa que ficaram 60 minutos com as luzes apagadas, porém, acho que é pouco tempo, deveria ser quem sabe uma vez no mês. Se a "Hora do Planeta" fosse todo mês com data e hora combinada, com certeza acredito que traria muito mais resultados e benefícios, as pessoas também começariam a ter mais consciência do problema que o mundo inteiro está passando.
    Chuvas fortes trazendo alagamentos destruindo as cidades, tsunames, secas em alguns lugares, enfim é uma situação que está se agravando mais cada dia, e na minha opinião acontece devido a mudança do clima do planeta.

    ResponderExcluir
  27. Ana Paula Monteiro da Silva RGM 3628 Turma 5º ADM A29 de março de 2011 às 09:06

    A sustentabilidade não é mais opção da humanidade, entendo como um dever, o qual todos nós cidadãos temos uma parcela de responsabilidade.
    Todos os dias podemos sentir na pele os efeitos da nossa falta de consciência e atitude, as estações do ano já não são mais tão definidas como eram até pouco tempo atrás, cidades são devastadas por enchentes e desmoronamentos.
    Vidas estão sendo perdidas, sofrimento geral no mundo, que poderá ser amenizado somente a partir de nossos próprios atos.
    Não devemos mais esperar apenas os grandes fazerem projetos grandiosos para resolver a situação, podemos aos poucos mudar nossa cultura, para que aos poucos as próximas gerações adquiram consciência suficiente para mudar o destino do mundo.

    ResponderExcluir
  28. A Hora do Planeta é toda hora e se tomarmos consciência disso e reduzir a poluição, desmatamento etc... não seria necessário eventos assim para ajudar a salvar o planeta. Acredito que se a educação e respeito com o meio ambiente fossem cultivados desde berço, talvez fosse intrínseco no ser Humano proteger o planeta. Vejo com bons olhos a questão da reciclagem, mas, para se ter algum resultado é preciso uma campanha bombástica que realmente anime a população a tomar tais medidas, caso contrario vejo que tudo não passa de hipocrisia servindo apenas para gerar assuntos de provas e matérias de jornais.

    ResponderExcluir
  29. Uma iniciativa extremamente importante não só para a humanidade como principalmente para o planeta terra que nos da a cada dia o folego de vida maravilhas que só ele nos pode oferecer.Governantes do mundo inteiro tem que ter a conciencia da sustentabilidade e tomar providencias cabiveis para a concervação do planeta para garantir o futuro de varias gerações.(NÃO PODEMOS DEIXAR QUE UM MUNDO TÃO LINDO VENHA SER DESTRUIDO POR NOS MESMO).

    ResponderExcluir
  30. Que bom seria se todos tivessem a mesma boa vontade que nós.

    Todas as outras iniciativas sinceras tomariam fôlego, e faríamos impor a vontade coletiva de mudar para melhor.

    Existem aqueles maldosos, mal intencionados, pessimistas e deturpadores que sempre tentam estragar qualquer lampejo de bom senso que possa nos unir
    Parabéns aos participantes de boa fé!


    Renato Furlaneto 3º TGF

    ResponderExcluir
  31. Daiane Karen Riquetto, 5307 1ºTGF29 de março de 2011 às 13:25

    Toda ação que vise a preservação do meio ambiente é válida, a iniciativa da Rede WWF só vem à confirmar a teoria de que é preciso mudar antes de tudo o pensamento dos seres humanos. É dever de todos parar para pensar na situação em que o planeta se encontra, e como ele estará daqui a alguns anos. Durante essa uma hora, é justamente o periodo em que deve-se colocar em questão o que se pode fazer para mudar um pouco essa realidade, e essa vontade deve partir primeiramente de cada individuo sem se preocupar com o que o vizinho faz ou deixa de fazer.
    A promoção da "Hora do Planeta" tem o intuito de levar informação e reflexão para aqueles que até então, devido a correria do dia-dia, não tinham parado pra pensar sobre o assunto. Através da educação ambiental o mundo pode sim tornar-se mais verde para os nossos futuros filhos e netos.

    ResponderExcluir
  32. Acredito que a natureza não está muito satisfeito com os seres humanos, pela maneira que é tratada. As pessoas precisam se conscientizar que da sua casa é que extrai todos os recursos renováveis e não renováveis necessários para a nossa sobrevivência, um exemplo é a coleta seletiva. Estão havendo grandes mudanças no nosso planeta, ou seja, terremotos, descoramentos, inundações em várias regiões e países. Como seres pensantes, temos que mudar determinadas situações e nos unir. Uma parte dos problemas ambientais pode não existir se cada um fizer sua parte, der um pouco de si. Não podemos desistir em virtude dos problemas já existentes, devemos continuar lutando por nossas ações e pensar no futuro, que é hoje. A luz é um dos poucos recursos naturais que temos gratuito, só que não damos conta que em certos momentos basta a luz artificial. Podemos ajudar a preservar a natureza e ainda vamos economizar na conta no final do mês. Salvar o planeta depende de mim, depende de você!

    ResponderExcluir
  33. Claudio Costa - 3ºTGF29 de março de 2011 às 15:16

    Embora seja uma ação muito lógica, coerente e acima de tudo que nos chama a atenção e ressalta ao propósito da responsabilidade social, não há envolvimento de todos, principalmente das emissoras formadoras de opinião que não se envolvem para não ficar 01 hora sem audiência, o que reverteria perda de receita. Mercenários!

    ResponderExcluir
  34. É de fato um feito digno de honras, temos realmente que criar a consciência de cuidar do mundo, pois somente assim não acabaremos com o que foi criado.
    Quando a principal maquina de destruição entra em ação, o HOMEM, não há quem possa pará-lo.
    É hora de sairmos da zona de conforto e tomarmos ações de efeito, e torcer para que esta reivindicação chegue às autoridades e torne-se um evento obrigatório.
    Eu apoio, Eu participei !!

    ResponderExcluir
  35. Vejo que este é um ato que se repetirá por vários anos, logo o ideal é que esta seja uma causa abraçada por todos, pois a conscientização de nossa responsabilidade deve ser disseminada para todas as classes, principalmente às nossas crianças.
    Estamos carentes de pessoas que pensam em pró do bem estar futuro o que se reverterá em benefício a todas as nações.
    A falta de água já é realidade futura, a escassez dos minérios logo também será. Com o que mais acabaremos ?

    ResponderExcluir
  36. Maria Queiroz 3º TGF29 de março de 2011 às 20:27

    A iniciativa da Rede WWF é muito importante para a conscientização de todos nós. O meio ambiente deve ser cultivado e ações como essa nos ajuda a criar um futuro melhor.
    O aquecimento global nos trás muitas dificuldades, nossas plantações sofrem com as alterações climáticas como resultado aumento nos preços e a qualidade de nossos alimentos inferior entre outras. Precisamos mudar essa situação, e só vamos conseguir com a ajuda de todos!

    ResponderExcluir
  37. Carlos Shiga - 3º TGF29 de março de 2011 às 20:57

    Deveriam envolver as crianças neste avento e coloca-las para fazer propaganda e solicitar que todos entrassem nessa também.
    Devemos começar as ações, sejam elas qual for, sempre com as crianças, para que ensinem aos adultos que o que fazem influenciam direto suas vidas no futuro.
    Mas como vemos o egoismo e o dinheiro, sempre falam mais alto.

    ResponderExcluir
  38. Márcia Martins da Silva RGM 369329 de março de 2011 às 21:14

    É gratificante saber que neste mundo de tanta violência e falta de amor ao próximo ainda existe pessoas comprometida com o nosso planeta e com as pessoas que aqui vivem.
    Precisamos de ações como esta para mostrar a necessidade de se preservar o meio ambiente, nos seres humanos temos que abrir os olhos para a realidade que estamos vivendo nos dias atuais com essas catástrofes,enchentes e secas que presenciamos todos os dias, temos que nos unir independente de cor ou de classe social.
    A NATUREZA PEDE SOCORRO

    ResponderExcluir
  39. A iniciativa é interessante mas não tão eficiente como deveria, pode se fazer muito mais do que "apagar as luzes". A natureza está sendo destruída, é verdade, mas uns poucos destroem muito mais que a maioria. São os que estão por trás de grandes bancos, mineradoras gigantes e mega-poluentes, monstros da construção, barragens e transposições desastrosas ao meio ambiente e às populações locais, indústrias produtoras de descartáveis, que se tornam lixo tóxico de longa duração, indústrias químicas, as mais diversas, com resíduos contaminantes, sem falar nas assustadoras usinas nucleares, cujo lixo radioativo nós ainda não temos como tratar. E vêm dizer que quem está destruindo o planeta é o “ser humano”.

    ResponderExcluir
  40. Bem, finalmente parece que dos últimos dois anos pra cá, algumas pessoas e entidades se manifestaram em prol do assunto "verde". Claro que não é o suficiente, mas a atitude da WWF, caso se mantiver, servirá de alerta para o que está por vir. Quantos graus de variação absurda (para mais ou para menos) teremos no ano que vem? O Brasil, por exemplo, já não é um país "tropical" como antes...e ninguém liga pra Amazônia, entra FHC, sai FHC, entra Lula, sai Lula e o problema da "vagareza" e da falta de punidade do brasileiro contra crimes ambientais continuam os mesmos. Acho que as vezes valeria a pena deixar que os países estrangeiros tomassem conta do que é "nosso" (exceto EUA e CHINA, é claro). Seria proporcional à 60.000 horas e não 60 minutos.

    De qualquer maneira, ótima atitude.

    ResponderExcluir
  41. Essas ações nos faz parar para pensar se estamos colaborando não só um futuro mas também para o presente melhor. Com pequenos atos em conjunto podemos melhorar a nossa qualidade e vida e cuidar do nosso meio ambiente. Agora cabe aos nossos Governantes e a Mídia divulgar e lançar novos projetos para conseguirmos reunir o maior numero de pessoas e atingir o nosso objetivo, o cultivo do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  42. Acho a ideia maravilhosa, assuntos como meio ambiente precisa ser discutido em todos os lugares, hoje as pessoas nao dão o devido valor para aquilo que é nosso, o homem quer destruir esse patrimonio que temos e que não damos nenhum valor a ele. Essa iniciativa é otima, é muito bom saber que ainda existe pessoas querendo cuidar e preservar o meio ambiente. A natureza ja esta dando sua resposta, como a catástrofe no Japão, as chuvas no Rio de Janeiro, Santa Catarina...precisamos educar as crianças para que elas entenda a importância do meio ambiente na vida.

    ResponderExcluir
  43. Stefanie 3° TGF - RGM 454531 de março de 2011 às 10:00

    Se todos se conscientizassem, e cada um fizesse sua parte, concerteza teríamos um futuro melhor de nossa nação. A ação tomada foi uma ideia muito boa para mostrar para os que se importam e os que não se importam, que o nosso planeta está pedindo socorro e temos que atender esse pedido, preservando hoje para termos amanhã pros nossos filhos e netos.

    ResponderExcluir
  44. É verdade que nesses últimos anos, o efeito estufa tem aumentado decorrente da poluição indústrial, dos automóveis etc... Apesar do Tratado Protocolo de Kyoto ja ir contra o aumento de gases, não é o suficiente para diminuir o aquecimento global, que por sinal não é assunto de so alguns e sim de todos.O desmatamento, a inconsequencia para com a natureza acarreta consequencias catastróficas e até mesmo irreversíveis.
    Esse protesto de um minuto em prol do planeta é interessante,deixar o planeta respirar um pouco é otimo que pena qeu nem todos contribuem, isso nos faz refletir no que se concretiza no presente, e como será o futuro daqueles que nem tem culpa nenhuma. É hora de pensar porque os últimos acontecimentos assustam de forma a nos conscientizar para um planeta melhor.

    ResponderExcluir
  45. Elisangela Meire dos Santos RGM 5330

    Bom primeiramente se toda a humanidade fizesse a sua parte com certeza muitas coisas terriveis poderia ser evitado.
    Eu nao acredito que o ato de se apagar a luz, gritar ,podera trazer a consciencia ao homem de mudança,infelizmente,vivemos numa sociedade corrompida, onde se perdeu valores, onde pessoas só pensam em si.O que SERA de nossos filhos e netos....Podemos e devemos fazer a diferença em trazer ao conhecimento a Inovacao da Reciclagem, no Japão por exemplo, os alimentos são separados por tipos e cada um na qual tem sua cor, e se por ventura colocar lixo errado, a coleta nao retira e ainda é chamado a atenção do morador.Entao Brasil, porque a demora de adotar certos valores e normas em relação a Reciclagem.Pessoal Reciclar é cultura,conhecimento e Vida Saudavel para a Humanidade e quem ganha também é a Nossa Natureza.Pensem nisso....Reciclagem..Uma Vida Saudavel...

    ResponderExcluir
  46. BÁRBARA GATTI 1º MARKETING RGM: 5212
    Meio ambiente um tema muito discutido nos últimos tempos mas que as pessoas falam e não agem, está comum vermos desabamento de casas por chuvas fortes, enchentes, tsunamis onde pessoas perdem suas casas, parentes, amigos e tudo isso é uma forma do planeta demonstrar o que estamos fazendo as consequências que nós mesmos estamos criando agredindo o planeta; e mesmo com tudo isso acontecendo as pessoas não mudam seus hábitos e continuam agredindo o planeta. Esta iniciativa do dia 26 de Março demostra um grande gesto querendo mostrar para as pessoas que é algo simples apagarmos as luzes economizarmos energia, porém nem todas as pessoas tem essa consciência que algo simples faz uma grande diferença. Precisamos também não só de alertas mais de projetos para economizar energia, empresas podem ajudar e muito desenvolvendo projetos de produtos sustentáveis pois hoje em dia somos muito dependentes de tecnologia o que nos faz precisar ainda mais da energia, fazendo projetos de produtos que não necessitem tanto de energia.
    Temos que cuidar do nosso planeta existem outras iniciativas também para ajudar o planeta como a reciclagem que ajuda e muito, são poucas as pessoas que realmente separam o lixo que tem esse cuidado, mas a maioria da população não faz isso, deveria ser implantada uma lei para as coletas serem devidamente separadas pois a maioria do lixo que não usamos dá pra ser reaproveitado e a população não tem conhecimento de como fazer isso, um exemplo: existem empresas que pegam lixos eletrônicos como computadores velhos, impressoras baterias de celulares, mais infelizmente são pouco divulgadas a maioria das pessoas não tem conhecimento que isso existe e acabam jogando em qualquer lugar sendo que é possível reaproveitá-los para outra finalidade ou desenvolver outros produtos. O mundo tem muito ainda o que aprender e o mais rápido possível pois o planeta já esta mostrando o impacto que nós mesmos estamos causando.

    ResponderExcluir
  47. Juliana Ferraro RGM 54573 de abril de 2011 às 13:55

    A Rede WWF esta realmente se preocupando com o Futuro do nosso mundo , realizando esse grande protesto contra o aquecimento global e as mudanças climáticas. Com isso nos também participaremos e nos conscientizamos cada vez mais que o Planeta esta em nossas mãos só cuidarmos bem dele, teremos que saber que a importância da separação e reciclagem de resíduos, Para compreendermos a reciclagem, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. A reciclagem traz os seguintes benefícios:


    •Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.
    •Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população.
    •Prolonga a vida útil de aterros sanitários.
    •Melhora a produção de compostos orgânicos.
    •Gera empregos para a população não qualificada.
    •Gera receita com a comercialização dos recicláveis.
    •Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens.
    •Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.

    È muito importante reciclar não custa nada, mas custa muito para o nosso Planeta o nosso mundo vive disso e de muito mais. A Nossa nova Geração Agradece.

    ResponderExcluir
  48. A iniciativa da WWF é, sem duvida, muito importante para conscientizar o mundo sobre temas que ocorrem por causa de nossa interferência.
    Pequenas ações, podem ser tornar grandes se começarmos a praticá-las diariamente, como separando corretamente o lixo que produzimos, pois, infelizmente o que vemos hoje em dia são pessoas que misturam o lixo, jogando restos de comida com plástico, papel, vidros e até mesmo aparelhos eletrônicos, o que causa muitos danos à natureza, portanto, é nosso dever cultivar o hábito de reciclar.
    Economizar energia elétrica, cuidar de nossa área verde, não desmatando, também são temas de extrema importância, pois podemos perceber que o mundo vem dando alertas de que algo não está bem. É o que podemos ver quando lemos ou assistimos os jornais, como por exemplo, as Tsunamis e até mesmo o que aconteceu no Japão.
    Enfim, devemos nos conscientizar e cuidar melhor dessa nossa casa chamada planeta terra.

    Thaís Simão Feijó 1ºA Administração

    ResponderExcluir
  49. Raquel RGM 5281
    Uma ótima iniciativa, isso mostra que temos pessoas sensibilizadas com a siutação em que vivemos.A reciclagem é um passo importante, mas não adianta se os próprios seres humanos não terme essa consciência dentro de si mesmos, ai sim irá funcionar. E quem sabe podemos viver num Plante limpo.

    ResponderExcluir
  50. Edson Santos Araújo 5ºB. Rgm: 37015 de abril de 2011 às 02:43

    A iniciativa tem grande apreço, porém, 1 bilhão de pessoas é um número louvável, mas não o suficiente para uma população de quase 7 bilhões. O desenvolvimento da cultura sustentável em cada individuo seria um grande passo para a reconquista da saúde do planeta. Observando as pessoas pelas ruas, o leito dos rios, centros industriais, entre outros, não restam dúvidas de que a agressão contra a nossa macro habitação permanece em níveis alarmantes. Em tempo, sejamos solidários a esta campanha, não antes que seja tarde, mas antes que seja tarde demais...

    ResponderExcluir
  51. 1° MKT - RGM 5480
    Esta iniciativa é muito interessante, pois é uma maneira de chamar atenção a problema, que na verdade todos sabem.. Só falta consciência para agir de maneira correta.Cansamos de ver nos noticiários a quantidade de enchentes que ocorre em todo nosso país, parte dela causada pelo lixo, entulho, que são descartados em qualquer lugar e de qualquer jeito, e então quando uma grande quantidade de chuva vem, percebemos o estrago que o lixo pode fazer, pois ele não permite que a água escoe direito. Então bocas de lobo entopem... E forma-se o caos, um problema que é culpa do homem, e o mesmo, é o mais prejudicado quando acontece.É necessário que as pessoas comecem a se preocupar com o ambiente onde vivem, para que possamos mudar nossos hábitos e agir com mais respeito ao nosso país e nosso planeta. Creio que este movimento aumentará cada vez mais o número de participantes.

    ResponderExcluir
  52. Dayane Rolim 3ºTGF6 de abril de 2011 às 12:36

    Concordo porém 1 bilhão de pessoas ainda é pouco cada um tem um ponto de vista diferente uns concordam e outros não, uma hora para muitos é um prejuizo e para outros uma hora a mais é vida util no planeta, uma hora a mais é de uma vida melhor para todos nós. Devemos ser mais solidarios para que no futuro o mundo seja mais saudavel.

    ResponderExcluir
  53. O planeta terra é nosso, de todos aqueles que nele vivimos, então é responsabilidade conjunta cuidar dele. Acho que não só poupando energia eletrica ou diminuindo a poluição com dioxido de carbono que colaboramos, também realizando coisas tão pequenas como colocando o lixo reciclável na lixeira que corresponde, na nossa faculdade ou na nossa empresa, não utilizando tantas sacolas plásticas, andando mais ao invés de usar o carro, etc. Temos e devemos estar cientes que é uma ação de todos porque todos moramos neste planeta.

    ResponderExcluir
  54. Precisamos salvar nosso planeta, boa iniciativa, mas precisamos correr atras do prejuízo que são muitos, grande parte causado pelo gases poluentes.
    Hoje é um tema em evidência o meio ambiente, a diminuição de dioxido de carbono, mas para que isso ocorra providências devem serem tomadas a curto prazo, pois os estragos já são muitos, como por exemplo as mudanças climáticas, o derretimento das geleiras, as mortes em grande escalas de animais, que não estão resistindo a essas mudanças.
    Ações como essa são importantes, mas todos devem estar engajados, para que haja uma tentativa de salvar esse planeta, e contamos que países do primeiro mundo cumpram o tratado de kyoto, que não serve somente para países subdesenvolvidos, mas enquanto a ganância falar mais alto, ficará dificil vencer essa batalha.
    Todos nós podemos sim fazer nossa parte e nos conscientizar que cada ação determina uma reação, e o planeta precisa dessa ação para que o planeta reaja e possamos ver as futuras gerações vivendo e usufluíndo dessa terra.

    ResponderExcluir
  55. A iniciativa dessa ação promovida pela WWF é muito importante, porque conscientiza todas as pessoas de todo mundo, que o nosso planeta está precisando de nossa ajuda.
    O Brasil que está participando dessa ação pela terceira vez tem como foco a reciclagem e a idéia desse foco também é influenciar todos nós brasileiros, porque isso vai fortalecer ainda mais no combate ao Aquecimento Global.

    ResponderExcluir
  56. Isso é maravilhoso. Temos que apreender a cuidar mais da natureza, pois ela já está nós mostrando do que é capaz.
    Vamos nos conscientizar e ensinar desde já as nossas crianças a importância de cuidarmos do planeta, pois elas são o futuro de nosso mundo. Mas bem que poderia ter mais pessoas participando, pois ainda é muito pouco. Vamos fazer a nossa parte e só assim vamos viver em um mundo melhor...

    ResponderExcluir
  57. Luciana de Faria 1º GF15 de abril de 2011 às 05:54

    LUCIANA DE FARIA 1ºGF

    Tudo que diz respeito á melhoria de vida eu aprovo!
    Acho que iniciativas como estas deveriam acontecer com maior frequência...Também tenho como opinião,se nosso governo investisse mais em campanhas contra poluição,economia de gastos desnecessários,concientização o brasileiro estaria menos "ignorante".
    Continuo acreditando que possa melhoar,por isso tento fazer minha parte da melhor forma para que no futuro meus filhos e netos possam continuar a cuidar do planeta e que possa realmente estar menos poluido.

    ResponderExcluir
  58. É inegável que a WWF, produz um incrível marketing institucional, ao mobilizar ( e não concientizar) milhões de pessoas a apagarem suas luzes por uma hora, afim de dedicarem esta ação ao benefício do planeta. Mas existem alguns pontos que precisam ser explanados. Primeiro: Vocês realmente acreditam que 1 bilhão de pessoas participaram deste ato, ou foi apenas mais um jogo de marketing (louvável) da WWF? Uma vez que a própria WWF, não tem um controle fidedigno destes números.No bairro em que moro, por exemplo, não ví uma casa, um comércio ou uma escola ás escuras!!!
    Segundo:Em que adianta as pessoas terem a louvável ação de apagar as luzes por uma hora, e depois disto ficarem uma hora debaixo do chuveiro; jogarem lixo na calçada; poluirem a cidade com o monóxido de carbono de seus carros individuais; utilizarem sprays aerosóis desenfreadamente, entupirem o solo com aterros sanitários inacabaveis etc...
    Terceiro: Paradoxalmente, os monumentos e empresas que aderiram a este "apagão", são os que mais consomem energia e alguns destes, os que mais poluem também.
    Quarto: Será que pelo menos parte das pessoas e instituições que aderiram a esta ação, fiscalizam e pressionam a sociedade e principalmente os governos, para agirem de forma coerente com o meio ambiente, e assim evitarem que aconteçam coisas repugantes como por exemplo a aprovação do novo código florestal ( autoria dep. Aldo Rebelo), que prevê a possibilidade de aumentar o percentual de desmatamento das florestas, para beneficiar agricultores e pecuaristas?
    Pois é meus caros, então acredito que está na hora de deixarmos a hipocrisia de lado e verdadeiramente nos mobilizarmos para que tenhamos atitudes realmente sustentáveis.
    Como disse no início, a WWF faz uma ação de impacto, e isto é louvável, mas pouco influencia nas ações governamentais como a dos Estados Unidos, que por muito tempo disse NÃO ao protocolo de Kyoto. O planeta precisa que sejamos realmente comprometidos com ele, somos nós que devemos nos informar, agir, pressionar, fiscalizar para que as legislações, os acordos e os tratados, beneficiem muito mais o meio ambiente que o consumo capitalista desenfreado.

    ResponderExcluir
  59. THIAGO SUANEY RODRIGUES
    RGM: 5482

    Realmente um tema muito questionado no mundo todo, devemos entender esta importância ao Planeta e não buscar somente as conquistas para nosso próprio benefício e sim conscientizar e buscar sempre a sustentabilidade, caso contrario estaremos a sofrer com as catástrofes ocorridas no mundo todo devidas nosso próprio erro e falta de conscientização, vamos tentar mudar este conceito e buscar o melhor para o Planeta Primeiramente!

    ResponderExcluir
  60. Temos que acorda e vermos a importância do nosso planeta que esta cada vez diminuindo com o aquecimento global, temos que nós unirmos para salvar o nosso planeta, é muito significante o que a WWF esta fazendo e nós alertando para que possamos ter um planeta saúdavel, temos que anunciar a gravidade que se encontra o nosso planeta para que cada um possa fazer parte desta ação solidária e pensarmos que ficar no escuro por algumas horas é um bem que faríamos para o nosso planeta e nós ajudaríamos também.
    Andréia Ferreira RGM: 5038 ADM 1°A

    ResponderExcluir
  61. Esses tipos de manifestos são muito importantes para conscientização da população, que apesar de todas as mudanças no eco sistema do planeta, ainda temos muitas pessoas leigas em relação a cuidar mais do meio ambiente, reciclar ou ate mesmo separar os seus lixos. Na verdade não precisamos ir muito longe, jogar lixo na rua é um exemplo que vemos todos os dias e com isso vem as consequências logo em seguida, que são as enchentes que estão acontecendo frequentemente principalmente na cidade de São Paulo. Precisamos nos conscientizar cada dia mais. Fico me perguntando, o que será dos nossos netos e bisnetos daqui a 20, 30 anos, será que terão água? que por sinal esta cada dia mais poluida.
    Precisamos ter atitude o mais rápido possível, para não ser tarde demais.............

    Andréia S. Araújo RGM. 5138 1º ADM A

    ResponderExcluir
  62. Camila Pezzuol rgm 4915 ADM 1A
    Uma ótima iniciativa e uma ação muito importante de conscientização.
    Existem milhares de maneiras de cuidar e preservar o que é de todos , todos os dias acompanhamos na televisão, jornais catástrofes naturais no clima mundial. Se todos fizerem sua parte , teremos um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  63. Esta ação da rede WWF tem como objetivo impactar as pessoas do mundo inteiro, este ato faz com as pessoas comecem a refletir sobre a importância do aquecimento global. Infelizmente muitas pessoas não se importam com o futuro de sua própria nação e gastam desnecessariamente recursos naturais que futuramente irão fazer falta deviso ao uso excessivo no presente.
    Muitas pessoas não entendem que o simples ato de colaborar com o meio ambiente fará toda a diferença no desenvolvimento sustentavél.
    Acredito que essa manifestação iniciada pela WWF despertará a preocupação a toda a humanidade.


    Thays Morais RGM 5460 1º ADM C

    ResponderExcluir
  64. Atitudes como esta merece destaque e induz algumas pessoas a entender a necessidade e reponsabilidade que temos em racionalizar, reciclar e reutilizar DIARIAMENTE.
    Tudo o que vem a nós e nos faz crescer é um privilégio. O ser humano precisa respeitar o meio ambiente pois dependemos dele para sobreviver neste planeta. Por vezes desperdiçamos maravilhosas lições que o cotidiano nos proporciona e sempre há algo para aprender.

    Telma 1ºADM C RGM 5386

    ResponderExcluir
  65. Na minha opinião esta iniciativa é bem positiva de modo que somente através de protestos deste tipo quem sabe possa ocorrer uma conscientização das pessoas sobre como, e o quanto estamos prejudicando a nós mesmos com este consumo excessivo de energia que segue ao longo dos anos, e que tende a crescer cada vez mais, já que a cada ano que passa o homem fica mais dependente da energia elétrica.Basta somente a nós revertemos este quadro e fazermos juntos um mundo melhor.

    Francisco Gilglenio Nobre - T1A - RGM:5078

    ResponderExcluir
  66. Essa iniciativa de fazer o mundo inteiro participar do protesto, foi uma maneira correta de tentar concientizar a populaçao de ajudar de alguma maneira contra o aquecimento global.
    o Brasil deveria divulgar mais esse protesto para tentar comever não só algumas empresas mas todas do país, onde cada uma reciclando seu proprio lixo, seria uma forma de de preservar nossa natureza.

    Morgana Galhardo Riatto 1º ADM C RGM 5432

    ResponderExcluir
  67. Esta iniciativa foi muito boa,espero que as pessoas tenham consciência e parem para pensar sobre o que estão fazendo com o mundo.
    o mundo está sendo destruído, e nós somos os culpados, infelizmente essa é a realidade.
    pessoas estão perdendo famílias em enchentes, perdendo suas moradias , desse jeito não vamos chegar em lugar algum, então vamos ter consciência, e fazer as coisas do jeito certo para que não haja mais destruições.

    Aurinesia Trindade Santos
    RGM:5121 1A ADM

    ResponderExcluir
  68. BIANCA BERNARDO - 5124
    Iº ADM A

    É uma ideia fanstástica! Se todos colaborarem, teremos ao menos uma ideia concreta para começar a mudar.
    A area pessoal, me faz refletir de como tudo de melhor que posso usufruir, a natureza, a lua, o sol, é 'de graça', me fazendo assim perceber, que ficar ''uma hora no escuro'', nao é nada!

    Na área profissional, é mais um incentivo; a coleta separada de materiais, por exemplo, papel, caneta, grampos etc, a nao desperdiçar a comida dos refeitórios empresariais, entre outros.

    ResponderExcluir
  69. Em minha opinião, uma iniciativa positiva e de grande proporção, levando em consideração que vários países aderiram ao manifesto. Essa iniciativa leva as pessoas a refletir o quanto o meio ambiente esta sendo destruído e o quanto cada um pode contribuir para que possamos mudar um quadro que se agrava a cada dia. Gostaria que houvesse mais manifestações deste tipo, só assim os governantes e as pessoas influentes dariam a devida atenção ao problema, porém não podemos nos eximir da responsabilidade, temos grande parte da culpa pelo que acontece hoje. Se houver consciência e boa vontade com certeza mudaremos esta situação.
    André Silva ADM 1ºA RGM 5066

    ResponderExcluir
  70. DANIELE 1 ADM C
    RGM:5423

    Esta iniciativa é válida para a necessidade que o Planeta se encontra,e em pequenos, ou até mesmo grandiosos gestos como este, podemos fazer adiferença!!Antes de mais há que ter consciência que este apagar de luzes por uma hora é meramente um gesto simbólico, mas que pode ser representativo de um elevar da consciência de todos para um problema que é, igualmente, de todos: as alterações climáticas.
    A verdade é que este simples gesto, tem despertado em todo o mundo compromissos capazes de ir marcando a diferença numa base diária contínua e tem levado a uma verdadeira mudança de hábitos de vida de cidadãos, empresas e governos que começam a despertar para compromissos válidos e práticos a favor desta luta.Assim, apagar as luzes:
    É mostrar que estamos preocupados com o aquecimento do planeta e queremos dar nossa contribuição, influenciando e pedindo acções de redução das emissões e de adaptação às mudanças climáticas, combatendo a desflorestação e conservando os nossos ecossistemas;
    É um incentivo ao diálogo dos manifestantes entre si e entre esses e os governos e empresas;
    É um acto que simboliza a eficiência e o uso de todos os recursos com inteligência, responsabilidade e de forma sustentável.
    Cada um fazendo sua parte, o planeta pode ter esperanças de um futuro melhor para todos!!!

    ResponderExcluir
  71. A ideia é super interessante, pois ajudariam as pessoas a se conscientizarem sobre as mudanças em nosso planeta. Mas, infelizmente, nem todos aderiram este movimento. Alguns por falta de interesse em ajudar o nosso Ambiente outros por falta de informação...
    Acredito que deveriam incentivar mais este projeto, pois assim conseguiriamos cooperar com a nossa natureza.

    Thatiane Tiemi
    1º ADM C RGM: 5502

    ResponderExcluir
  72. Esta iniciativa é uma maneira encontrada para conseguir chamar a atenção de todos para o aquecimento global ,e formas de tentar resolver o problema a longo prazo, pois é preciso conscientização de todos sem exceção, pois o planeta e a conservação dele é um dever de cada um que o habita e necessita de suas condições para viver bem, e se as mesmas estão comprometidas pelos seus seus próprios usuários é fundamental que todos colaborem para um benefício que será geral e essencial para vida de cada um!
    Denise S. rgm 5474 1°admC

    ResponderExcluir
  73. Essa iniciativa de apagar as luzes por uma hora, foi uma ideia sensacional,um meio de preservar o nosso planeta, acredito que foi uma boa maneira de conscientizar a população, pois é dever de cada um cuidar do planeta, cada um deveria fazer sua parte e pensar no dia de amanhã,para que todos possam viver bem e usufruir os beneficios de nosso planeta.
    Deveria ter mais manifestos para que todos entendam a importancia de manter,preservar e cuidar da natureza.

    Andressa - RGM: 5466 1 adm C

    ResponderExcluir
  74. Jaqueline dos Santos Pereira RGM:5383

    Administração 1ºC

    Esta mobilzação dos países é simbolo que estamos unidos à favor da sustentabilidade em nosso planeta.
    Foi uma ótima maneira de chamar a atenção de todas as pessoas do mundo, começando com gestos simples desde apagar a luz, desligar a torneira ao escovar os dentes até plantar uma árvore hoje temos que nos cancientizar que hoje temos água mais até quando este recurdo que a natureza nos favorece vai durar.....
    Por isso temos que refletir e economizar e procurar outras formas para não agredir a natureza que é a nossa vida....

    ResponderExcluir
  75. "A Hora do Planeta" é muito importante pois teria que ser o mundo inteiro colaborando. Ja que não fizemos nossa parte no passado fazendo a coleta seletiva, temos que começar agora!!! Para isso o próprio governo teria que tomar iniciativa e disponibilizar algum tipo de serviço de coleta especial, com essa iniciativa com certeza iria despertar a população que começaria aos poucos se enquadrar com o novo serviço de coleta, passando isso para as crianças que são o nosso futuro, e eles tendo essa conciencia melhoraria o nosso mundo de hoje em diante.

    ResponderExcluir
  76. no comentário acima me esqueci de colocar o nome!

    Daniel Luis 1º ADM A RGM 4994

    ResponderExcluir
  77. Elaine Siqueira Santos
    RGM 5470
    1º ADM C / 2011

    Essa ação ambiental tem grande relevância para todos, pois não é somente um país que está envolvido e sim um planeta, em busca de um único objetivo: reduzir o consumo excessivo de energia. Com essa idéia, a criação da Plataforma 60+ de mobilização, reúne iniciativas das pessoas para mostrar que é possível enfrentar a ameaça do temido aquecimento global, por meio de ações coletivas. No Brasil, por exemplo, a reciclagem já é uma ação de grande importância. Mas ainda precisamos sofrer uma reforma grande nos nossos hábitos cotidianos.

    ResponderExcluir